Segunda, 30 Janeiro 2023 20:40

Nova Onda da Covid-19

No dia 19/09/2022, a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu a publicação dos Boletins de Monitoramento da Covid-19, em virtude da estabilidade da Pandemia do Novo Coronavírus.

No entanto, o número de casos voltou a subir em todo o Brasil e em Caputira já são 223 na data de hoje, 30/01/2023.

Assim, o Departamento de Comunicação Social voltou a confeccionar e publicar os dados da Covid-19 recebidos pela Secretaria de Saúde.

Para um melhor entendimento, segue o significado de cada categoria do boletim:

- CASOS SUSPEITOS: Pacientes notificados pela Secretaria Municipal de Saúde, que tiveram contato com pessoas infectadas e que ainda não foram testadas pela equipe de frente do combate ao Coronavírus.

- CASOS DESCARTADOS: Pacientes que fizeram o teste rápido ou outro teste de contraprova e que testou negativo para Covid-19, incluindo os pacientes que tiveram contato com pessoas infectadas ou que apresentaram sintomas semelhantes.

- CASOS CURADOS: Pacientes que foram testados positivos e que receberam alta após cumprir o isolamento.

- CASOS MONITORADOS: Pacientes que foram testados positivos, que ainda não obtiveram a cura e que são monitorados pela equipe técnica do Covid-19 de Caputira.

- CASOS CONFIRMADOS: Pacientes que foram testados e positivados pela equipe ou outro exame que o paciente tenha testado positivo.

- CASOS DE INTERNAÇÃO: Pacientes que foram testados e positivados, com quadro grave de sinais e sintomas e que deram entrada em hospitais para internação e tratamento.

- CASOS DE ÓBITOS: Pacientes que faleceram em decorrência da Covid-19 e/ou de suas complicações.

Importante: Os dados referentes aos CASOS CONFIRMADOS, DESCARTADOS, CURADOS e ÓBITOS são cumulativos, pois aumentarão no Boletim à medida que novas notificações forem sendo realizadas diariamente.

Assim, dentre os CASOS CONFIRMADOS, por exemplo, constam também aqueles que já obtiveram a cura da doença, não diminuindo por essa razão, a quantidade dos CASOS CONFIRMADOS, que é uma informação crescente e atualizada constantemente.

Palavras do Secretário Romildo Fernandes:

“Infelizmente uma nova onda de Covid-19 está retornando. É importante que todos os caputirenses sejam vacinados e que concluam o seu esquema vacinal. Já temos vários casos confirmados da doença em nosso município e graças às vacinas não temos casos graves. Portanto, a população deve procurar a Sala de Vacinação e receber a vacina contra a Covid-19. Os cuidados da pandemia devem ser novamente adotados por todos nós: uso de máscara, uso de álcool gel e evitar aglomerações. Vamos novamente fazer a nossa parte.”