Quarta, 10 Março 2021 18:33

Caputira entra na ONDA ROXA do Covid-19

Após reunião realizada com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) Manhuaçu, Secretaria de Estado da Saúde e gestores da Saúde dos 23 municípios que compõem a microrregião de Manhuaçu, incluindo nosso município, Caputira foi obrigado a aderir à ONDA ROXA do plano “Minas Consciente”, criado pelo Governo de MG pela necessidade de conduzir a sociedade, pouco a pouco, a uma (nova) normalidade.

O plano é liberar e classificar as atividades em “ondas”, conforme o impacto que essas atividades tenham na disseminação do Corona vírus na sociedade. Até o dia 26/01/2021 existiam apenas 03 ondas:

Onda Verde: Funcionamento com menor nível de restrição

Onda Amarela: Funcionamento com nível de restrição intermediário

Onda Vermelha: Funcionamento com maior nível de restrição

Desde o dia 27/01/2021 foi criada a ONDA ROXA, quando o Plano saiu da lógica de separar as atividades por onda, para permitir as atividades por mais tempo, mas com nível de funcionamento adequado ao momento. Assim, a ONDA ROXA permite o Funcionamento de APENAS atividades essenciais.

Conforme decidido em reunião, a decisão sobre a adesão Caputira à onda roxa começa a valer a partir de quinta-feira, 11/03, e terá, inicialmente, duração de 15 dias.

O Governador do Estado de Minas Gerais explicou que o objetivo da ONDA ROXA do Minas Consciente é reduzir drasticamente a velocidade de propagação do vírus e, assim, permitir que as macrorregiões restabeleçam a sua capacidade assistencial. Como o colapso em uma região gera impacto em toda a rede de atendimento do estado, devido à necessidade de transferência de pacientes, a adesão às medidas não será opcional.

De acordo com o Governador, “antes, cabia aos prefeitos decidir se iriam aderir ao Minas Consciente. Com a onda roxa, a adesão é impositiva, porque estamos falando do colapso da rede de Saúde na região. Não é um problema municipal, é um problema regional. O município que estiver na onda roxa terá duras restrições de funcionamento das atividades econômicas e horários de funcionamento. Nós estamos falando de um risco sistêmico. Este momento é de união”.

Só será permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento para qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio da POLÍCIA MILITAR.

Medidas de restrição e circulação:

• A circulação de pessoas deve se dar apenas em casos e situações relacionadas às atividades essenciais.
  • Funcionamento apenas de serviços essenciais.
  • Toque de recolher das 20h às 05h.
  • Proibição de circulação de pessoas sem uso de máscara, em qualquer espaço de uso público ou de uso coletivo, ainda que privado.
  • Proibição de circulação de pessoas com sintomas de gripe, exceto para realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares.
  • Proibição de eventos públicos ou privados, incluindo celebrações religiosas.
  • Proibição de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não moram juntos.

São considerados serviços essenciais:

• Setor de alimentos (excluídos bares e restaurantes, que só podem via delivery);
  • Serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinárias etc.);
  • Bancos e similares;
  • Transporte Público (deslocamento para atividades essenciais);
  • Energia, Gás, Petróleo, Combustíveis e derivados;
  • Manutenção de equipamentos e veículos;
  • Construção civil;
  • Indústrias (apenas da cadeia de Atividades Essenciais);
  • Lavanderias;
  • Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;
  • Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.)
  • Cartórios

O município aguarda a publicação oficial no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais da imposição de nosso município às referidas restrições para edição de decreto municipal com todas as normativas referentes à onda roxa.

Contamos com a compreensão e colaboração de toda população caputirense.